Guia do Viajante

Como Preencher Formulário DS 160 – Visto Americano

6 de abril de 2019
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No post anterior, te ensinamos a tirar o visto americano. Entretanto, vimos a necessidade de fazer outro passo a passo, mostrando como preencher o formulário DS 160. É importante saber que esse formulário é longo e um pouco chato, não adianta querer responder com pressa. Você pode, por exemplo, começar, salvar e depois continuar. Assim, você não se estressa e responde com mais cuidado para não haver erros e acabar tendo o visto recusado.

Antes de começar: nós não somos especialistas em vistos e nem trabalhamos com isso. O guia é baseado em pesquisas e na nossa experiência.

Está com seus documentos em mãos? Então, vamos lá!

Preenchendo o Formulário DS 160

Para começar, visite o site para aplicar para o visto americano.Na página inicial, você vai selecionar a cidade onde vai requerer o visto e digitar o código de segurança. Depois, basta clicar em Start an Application para começar a preencher o formulário.

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Na segunda tela, aparecerá o número da sua aplicação, Application ID, e uma pergunta de segurança. Ambos serão importantes caso você interrompa o processo ou sua sessão seja suspensa (se a internet cair, por exemplo). Para isso, basta clicar em Retrieve an Application.

Assim que você responder a pergunta de segurança, clique em Continue para ir para a primeira parte do formulário.

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Informações Pessoais: Parte 1

  • Sobrenome: digite todos os seus sobrenomes como aparecem no passaporte (sem acentos);
  • Nome: seu primeiro nome, simples ou composto, exatamente como aparecem no passaporte (também sem acentos);
  • Nome completo no alfabeto nativo: coloque seu nome com acento, caso houver;
  • Já usou outros nomes (por casamento/divórcio, religião, etc)? Marque Yes, se sim, ou No, se não. Caso marque Yes, preencha seu sobrenome ou nome usado anteriormente. Se já mudou de nome mais de uma vez, selecione Add Another para adicionar os outros nomes;
  • Você tem um telecode que represente seu nome? Usados apenas para alfabetos não-romanos. Portanto, marque No;
  • Sexo: marque Male para masculino ou Female para feminino;
  • Estado Civil:
    • Married: se você é legalmente casado;
    • Common Law Marriage: caso tenha uma certidão de união estável, marque esta opção;
    • Civil Union/Domestic Partnership: união civil ou parceria doméstica. Você pode marcar caso more com alguém e não tem algum documento que comprove a união;
    • Single: solteiro (a);
    • Widowed: viúvo (a);
    • Divorced: divorciado (a);
    • Legally Separated: legalmente separado (a);
    • Other: marque esta opção se seu caso não for nenhuma das anteriores.
  • Data de Nascimento
  • Cidade de Nascimento
  • Estado de Nascimento
  • País de Nascimento

Quando concluir, clique em Next: Personal 2.

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Informações Pessoais: Parte 2

  • País de origem: selecione seu país de nacionalidade;
  • Você já tem ou já teve outra nacionalidade além da indicada acima? Se marcar sim, abrirá alguns campos para você de onde tem/teve nacionalidade, se tem passaporte desse país e, se tiver, o número desse passaporte;
  • Você é residente permanente de um país que não seja o seu país de origem? Se marcar sim, selecione o país onde vive;
  • Número nacional de identificação: coloque seu CPF ou RG.
  • U.S. Social Security Number: apenas para cidadãos americanos. Portanto, marque Does Not Apply;
  • U.S. Taxpayer ID Number: apenas para cidadãos americanos. Portanto, marque Does Not Apply.

Ao concluir, clique em Next: Address and Phone.

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Informações de Endereço e Telefone

  • Endereço residencial: preencha seu endereço em português;
    • Street Address (Line 1): rua e número;
    • Street Address (Line 2): complemento e bairro;
      • Cidade;
      • Estado;
      • CEP;
      • País.
  • Seu endereço de correspondência é o mesmo que seu endereço residencial? Se marcar No, terá que preencher as informações novamente com o endereço de correspondência;
  • Telefone principal: pode ser fixo ou celular. Coloque o código do seu país, o do Brasil é 55, seu DDD e telefone. Tudo junto, sem espaços ou hífen;
  • Telefone secundário: se não tiver, marque Does Not Apply;
  • Telefone do trabalho: se não tiver, marque Does Not Apply;
  • Email: coloque o email que você utiliza diariamente, pois receberá todas as informações do processo de requerimento do visto nesse email.

Ao concluir, clique em Next: Passaport.

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Informações do Passaporte

  • Tipo de passaporte: selecione o tipo. O passaporte comum é o Regular;
  • Número do passaporte;
  • Passport Book Number: selecione Does Not Apply;
  • País emissor do passaporte;
  • Cidade onde o passaporte foi emitido;
  • Estado onde o passaporte foi emitido;
  • País onde o passaporte foi emitido;
  • Data de emissão do passaporte;
  • Data de vencimento do passaporte;

Já perdeu ou teve um passaporte roubado? Se marcar sim, coloque o número do passaporte que perdeu (ou marque Do Not Know, se não souber mais), país emissor e explique o que aconteceu no próximo campo.

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Informações de Viagem

  • Propósito de viagem: para visto de turismo, marque Temp. Business Pleasure Visitor (B);
  • Especifique: pode marcar Business & Turism (Temporary Visitor) B1/B2;

Observação: aqui aparece a primeira diversificação entre formulários para homens e mulheres.

Homens:

  • Você tem planos específicos de viagem: se marcar No, as perguntas serão iguais as feitas no formulário para mulheres. O ideal é marcar não, visto que é melhor não ter as passagens compradas antes do visto ser aprovado. Se marcar Yes, estas serão as perguntas:
    • Data de chegada nos EUA;
    • Voo de chegada (caso souber);
    • Cidade de chegada;
    • Data de partida dos EUA;
    • Voo de partida (caso souber);
    • Lugares que pretende visitar nos EUA: se for mais de uma, clique em Add Another para adicionar mais campos;
    • Endereço físico de onde ficará hospedado;
    • Pessoa ou entidade que está pagando pela sua viagem.

As explicações dos campos estão abaixo.

Mulheres:

  • Data de chegada pretendida: você não precisa ter planos definidos. Assim, coloque uma data estimada ou, se já tiver certeza de quando vai, uma data exata;
  • Tempo de permanência desejada nos EUA: pode ser um tempo estimado em days (dias), weeks (semanas) ou months (meses). Lembrando que portadores de visto de turismo podem permanecer até seis meses;
  • Endereço de onde ficará hospedado: coloque o endereço do hotel ou casa que ficará hospedado. No entanto, se você ainda não tem nada certo, coloque um local onde gostaria de ficar hospedado na sua cidade destino;
  • Pessoa ou entidade que está pagando pela sua viagem:
    • Self: você mesmo;
    • Other person: outra pessoa. Precisará preencher sobrenome, nome, telefone, e-mail, relacionamento com essa pessoa, e indicar se o endereço é o mesmo que o seu ou não (caso não seja, preencha o endereço da pessoa);
    • Present employer: empregador atual;
    • Employer in the USA: empregador nos EUA;
    • Other company: outra empresa. Precisará preencher nome da empresa, telefone, relacionamento com essa empresa e endereço.

Ao concluir, clique em Next: Travel Companions.

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Informações de Companheiros de Viagem

  • Outras pessoas estarão viajando com você? Se marcar Yes, abrirão os seguintes campos:
    • Estará viajando como parte de um grupo ou organização? Se marcar Yes, precisará informar o nome dessa organização. Se marcar No, terá que informar sobrenome, nome e o tipo de relacionamento que seu acompanhante tem com você. Se for viajar com mais de uma pessoa, clique em Add Another quantas vezes forem necessárias para inserir os dados de todos os acompanhantes.

Ao concluir, clique em Next: Previous US Travel.

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Viagens anteriores aos EUA

  • Você já esteve nos EUA? Se marcar Yes, terá que informar data de chegada e tempo de permanência (se não lembrar, coloque informações estimadas). Se tiver feito mais de uma viagem para os EUA, clique em Add Another para colocar as informações de todas as suas visitas ao país. Também precisará responder se tem ou já teve carteira de motorista dos EUA e, se tem ou teve, deverá informar o número (ou marcar Do Not Know) e selecionar o estado americano que foi emitido.
  • Você já teve um visto americano? Se marcar Yes, terá de informar:
    • Data de emissão do último visto: caso não saiba, pode colocar uma data estimada;
    • Número do visto: pode marcar Do Not Know, caso não saiba;
    • Está aplicando para o mesmo tipo de visto?;
    • Está aplicando no mesmo país em que seu visto anterior foi emitido e este país é seu local de residência?;
    • Você já teve as digitais dos dez dedos coletadas?;
    • Já teve um visto americano que foi perdido ou roubado? Se sim, informar o ano que isso aconteceu e explicar o fato no campo que irá aparecer;
    • Já teve um visto americano cancelado? Se sim, explicar o que houve.
  • Já teve um visto negado ou já teve sua entrada nos EUA recusada ou retirou seu pedido de admissão no porto de entrada? Se marcar Yes, terá de explicar o que aconteceu;
  • Alguém já fez um pedido de imigração em seu nome? Se marcar Yes, terá de explicar o que aconteceu.

Ao concluir, clique em Next: US Contact.

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Contatos nos EUA

Você deve obrigatoriamente ter algum contato nos EUA:

  • Pessoa de contato: informar sobrenome, nome, relacionamento com você, endereço completo, telefone e e-mail dessa pessoa. Se não conhecer ninguém, marque Do Not Know.
  • Nome da organização: aqui você pode informar até mesmo o hotel onde pretende ficar. Se for esse o caso, marque Other em Relationship to You e coloque os dados do hotel que você colocou na página Informações de Viagem.

Ao concluir, clique em Next: Family.

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Informações de Família

Informações dos pais biológicos ou, no caso de pessoas que forem legalmente adotadas, informar dados dos pais adotivos.

  • Informações do seu pai: marque Do Not Know se não souber algum dos dados abaixo:
    • Sobrenome;
    • Nome;
    • Data de nascimento;
    • Seu pai está nos EUA? Se selecionar Yes, responda o status dele no país.
  • Informações da sua mãe: marque Do Not Know se não souber algum dos dados abaixo:
    • Sobrenome;
    • Nome;
    • Data de nascimento;
    • Sua mãe está nos EUA? Se selecionar Yes, responda o status dela no país.
  • Tem algum parente direto, ou seja, noivo, cônjuge, filho ou irmão nos EUA? Se marcar Yes, terá de informar sobrenome, nome, relacionamento com você e selecionar o status dessa pessoa no país. Se marcar No, terá que responder a pergunta abaixo:
    • Tem algum outro parente nos EUA? Marque apenas Yes ou No.

Ao concluir, clique em Next: Work/Education/Training.

Observação: a próxima página será diferente caso tenha selecionado Single ou Other no estado civil, pule para o próximo tópico Informações sobre trabalho/estudo atual. Para todos os outros estados civis veja o tópico abaixo.

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Informações do Cônjuge, Parceiro, Cônjuge Falecido ou Ex-Cônjuge

  • Sobrenome;
  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • País de nacionalidade;
  • Cidade de nascimento;
  • País de nascimento;
  • Endereço: marque uma das opções. Caso marque Other, terá de preencher os campos de endereço. Esse campo não aparecerá caso você tenha marcado Widowed (viúvo).

Caso seja Divorced (divorciado), os campos serão esses:

  • Número de ex-cônjuges;
  • Data do casamento;
  • Data do término do casamento;
  • Como se deu a dissolução do casamento;
  • País onde o casamento acabou.

Se teve mais de um ex-cônjuge, clique em Add Another para abrir mais campos.

Ao concluir, clique em Next: Work/Education/Training.

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Informações de trabalho/estudo adicionais

  • Você pertence a algum clã ou tribo?
  • Línguas que você fala: insira todos os idiomas. Caso seja mais de um, clique em Add Another para inserir campos;
  • Viajou para outros países nos últimos cinco anos? Se marcar Yes, selecione o país. Caso seja mais de um, clique em Add Another para inserir campos;
  • Você já pertenceu, contribuiu ou trabalhou para qualquer organização social ou de caridade? Se marcar Yes, informe o nome dessa organização;
  • Você possui habilidades ou treinamento especializado como armas de fogo, explosivos, experiências nucleares, biológicas ou químicas? Se sim, terá de explicar no campo abaixo;
  • Já participou de algum serviço militar? Se marcar Yes, informe o país onde serviu, o ramo do serviço, sua posição, especialidade militar, data inicial e final do serviço;
  • Você já serviu, foi membro ou esteve envolvido com uma unidade paramilitar, unidade vigilante, grupo rebelde, grupo de guerrilha ou organização insurgente?

Ao concluir, clique em Next: Security and Background.

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Segurança e Antecedentes: Partes 1 a 5

Os próximos campos são sobre doenças, drogas, tráfico, fraudes, terrorismo, entre outros e estão divididos em 5 páginas. Todas as perguntas são para responder sim ou não. Se sua resposta for sim, abrirá um campo para explicar a situação. A tradução de cada uma das perguntas aparecerá se você posicionar o cursor do mouse sobre elas.

Para a maioria das pessoas, essa é a parte de marcar não para tudo.

Revisão

Aqui você irá revisar todas as respostas dadas no início do formulário. Leia tudo com cuidado! Para cada bloco de perguntas, existe um botão Edit, onde você pode clicar para editar alguma resposta incorreta. Vá clicando Next para avançar e revisar todas as sete páginas.

Ao concluir, clique em Next: Sign and Submit.

Assinar e enviar

Nesta página, você irá assinar eletronicamente seu formulário, confirmando que todos os dados ali fornecidos são verdadeiros. É um texto longo, mas o importante é isso: a apresentação de um pedido contendo declarações falsas ou enganosas pode resultar na recusa permanente de um visto ou na negação de entrada nos EUA.

Depois deste texto, tem um outro falando sobre prevenção de tráfico de pessoas. No final, clique confirmando que você está ciente.

A próxima pergunta é se alguém ajudou no preenchimento do seu formulário DS 160. Normalmente, apenas menores de idade, idosos ou pessoas com alguma deficiência devem ter alguém fazendo o formulário por eles. Caso a resposta seja sim, abrirão novos campos para informar sobrenome e nome da pessoa ou empresa, endereço e relacionamento com esta pessoa.

Finalmente, para concluir, assine, preencha o número do seu passaporte, o código de segurança e clique em Sign and Submit Application.

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Agora, irão confirmar o envio do seu formulário. Você precisará imprimi-lo para levar no CASV e na sua entrevista. Caso você não possa imprimir no momento, clique em Email Confirmation e digite um endereço de e-mail para enviar a confirmação.

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Importante!

O formulário DS 160 não é um visto de entrada para os EUA, mas o primeiro passo para solicitar um.

Quer saber mais sobre cada etapa do processo para tirar o visto americano? Então dá uma conferida no nosso post sobre como tirar visto americano!

Chegou nesse post e ainda não tirou o seu passaporte? Veja o nosso guia para tirar o passaporte brasileiro!

Nos vemos no próximo guia do viajante!

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