Berlim

Transporte Público de Berlim: como utilizar

7 de junho de 2019
transporte-publico-de-berlim

O sistema de transporte público de Berlim é, com certeza, a melhor forma de se locomover na cidade. A rede cobre todos os cantos da cidade. De fato, algumas estações são um pouco sujas e mal cuidadas, assim como em várias cidades grandes. Porém, isso não afeta em nada a sua eficiência.

Confesso que ao ver o mapa do transporte público de Berlim pela primeira vez, fiquei um pouco assustada. Afinal, entender todas as linhas e tipos de veículos é um pouco complicado no começo. Contudo, na prática não é tão difícil assim. Na verdade, a minha inspiração para esse post foi o grande número de pessoas que me disseram que achavam o transporte da cidade complicado!

Zonas do transporte público de Berlim

A cidade é dividida em zonas, e dependendo do número de zonas que você percorrer, a passagem ficará mais cara. Então, é essencial que você saiba o seu ponto inicial e o ponto final para saber qual ticket comprar e o valor que você vai pagar.

A área A é a região do centro de Berlim, e é onde ficam a maioria dos pontos turísticos da cidade. As linhas dessa região são delimitadas por duas linhas S-Bahn que são chamadas de Ringbahn. Ou seja, é como um cinturão que interliga várias linhas, facilitando a mobilidade pela cidade.

A Torre de TV de Berlim é um dos pontos turísticos localizados na área A do mapa. Saiba mais sobre ela nesse post aqui!

A área B fica em volta desse cinturão, na parte um pouco mais escura no mapa. Essa é a região da periferia de Berlim e é onde está localizado o Aeroporto Berlim-Tegel (TXL).

A área C é a mais afastada e é onde ficam as cidades vizinhas de Berlim. Ela está representada na parte mais escura do mapa. Nessa região, ficam o Campo de Concentração Sachsenhausen, Potsdam e o Aeroporto Berlim-Schönefeld (SXF).

Para fazer download da imagem, clique aqui.

mapa-metro-berlim

Tipos de transporte público de Berlim

O sistema de transporte é composto por ônibus, bonde elétrico (Tram), metrô (U-Bahn) e trem (S-Bahn). Apesar de haver bastante opções, o ticket que você compra é valido para todos os tipos de veículo. Facilitando, assim, a sua locomoção pela cidade.

Metrô e Trem

A U-Bahn vem de Untergrund-Bahn, ou seja, é um metrô subterrâneo (em sua maioria). O metrô é simbolizado pela cor azul, por exemplo, a estação U Alexanderplatz na foto abaixo. São 10 linhas de metrô no total e cada uma delas é identificada por um U seguida de um número, podendo ser de 1 até 9.

Como o metrô é subterrâneo e a internet não funciona muito bem dentro das estações e do metrô, a dica aqui é salvar as possíveis baldeações ou onde você deve descer antes de entrar na estação, para que você não se perca!

U-Bahn-Alexanderplatz

A S-Bahn, vem de Stadtschnellbahn, é composta por trens de superfície e é simbolizada pela cor verde, como na foto abaixo. Normalmente é utilizada para percorrer trajetos mais longos. Afinal, essas linhas percorrem as zonas A, B e C de Berlim. Existem 15 linhas em operação e elas são identificadas com o S seguido de um número. Podendo ser: S1, S2, S25, S3, S4, S41 e S42 são as Ringbahn, S45, S46, S47, S5, S7, S75, S8, S85 e S9 (que leva você até o Aeroporto Schönefeld).

s-bahn-berlim

Baldear de U-Bahn para S-Bahn

Eventualmente, será necessário trocar de U-Bahn para S-Bahn para chegar ao seu destino final. Como disse anteriormente, a U é subterrânea e a S é acima do nível da rua. Ou seja, você terá de subir ou descer escadas dentro da estação. Portanto, fique atento às sinalizações dentro da estação para você não se perder! Às vezes, as estações são bem grandes e compreendem diversas linhas de U-Bahn e S-Bahn.

Ônibus e Tram

O ônibus e o Tram são bastante parecidos e, normalmente, compartilham os mesmos pontos. Os pontos são sinalizados pela letra H, que vem de Haltestellen. Nos pontos, você encontra tabelas horárias e por onde passam as linhas que circulam ali. Atualmente, existem 54 linhas de ônibus e 22 linhas de Tram (que são encontrados no lado Oriental de Berlim). A dica aqui é que você não precisa sinalizar para o ônibus/tram, se tiver alguém esperando, o motorista irá parar.

Para fazer download do mapa das linhas do Tram, clique aqui.

tram-bonde-berlim

Tipos de bilhete

Anteriormente, eu falei que o transporte público de Berlim é totalmente integrado e o ticket é único para todos os tipos de veículos. Porém, existem diversos tipos de tickets que vão depender do trajeto que você planejou. Uma vez que vai depender de quais zonas você vai percorrer, de quantos dias você vai ficar na cidade, quantas pessoas estão com você, entre tantas outras coisas.

Começando pelo bilhete mais simples, o únitário. Esse bilhete é válido para uma pessoa e tem duração de duas horas a partir do momento que você validar o seu bilhete (falaremos sobre isso mais tarde). O bilhete único, Einzelfahrausweis, varia de preço conforme o trajeto, podendo ser AB, BC ou ABC, ou até três estações de U-Bahn/S-Bahn e cinco pontos de ônibus/Tram. Detalhe: o bilhete é válido somente para uma direção, você não pode ir e voltar com o mesmo bilhete (mesmo que você esteja dentro das duas horas).

O bilhete de trajeto curto (Kurzstrecke) é válido para apenas uma viagem de U-Bahn/S-Bahn de até três estações ou de ônibus/Tram de até seis paradas. Portanto, o valor não varia e é €1,70.

Depois, existe o bilhete diário (Tageskarte) que você pode viajar livremente. Ou seja, pode ir para qualquer direção durante o dia inteiro. Além disso, ele é válido para um adulto e até três crianças com idades entre 6 e 14 anos. Ele é válido à partir do momento que você valida até às 3h da manhã do dia seguinte. Portanto, ele não é válido por 24 horas! Exemplo: se você validou seu ticket ao meio dia, ele não será válido até o meio dia do dia seguinte e, sim, até as 3h da manhã.

Quer saber mais detalhes sobre os tipos de bilhete? Acesse o site da BVG (em inglês), empresa responsável pelo transporte público em Berlim.

Bilhetes para turistas

Além dos bilhetes convencionais, existem duas opções de bilhetes especiais para turistas: Berlin WelcomeCard e Berlin CityTourCard. Eles oferecem o transporte pelo tempo e região (assim como os bilhetes acima) e descontos em algumas atrações turísticas da cidade. Saiba se esse tipo de bilhete vale a pena para a sua viagem com as informações abaixo:

O Berlin CityTourCard oferece cinco opções de bilhete, podendo ser válido por: 48h, 72h, 4, 5 ou 6 dias. Comprando esse bilhete você viaja livremente pelo período que você adquiriu, pelas zonas AB ou ABC. A opção AB é válida apenas para uma pessoa, enquanto a opção ABC é válida para um adulto e até três crianças de no máximo 14 anos. Os descontos oferecidos são de, no mínimo, 15% em 50 pontos turísticos. Clique aqui para ver a lista de descontos e de atrações turísicas.

O Berlin WelcomeCard é parecido com o CityTourCard. Embora, comprando esse bilhete você recebe descontos de, pelo menos, 25% em mais de 200 estabelecimentos. Clique aqui para ver a lista de descontos e de atrações turísicas.

O GetYourGuide é ótimo para fazer reservas de atrações turísticas, pois oferece diversas opções de passeios pelo mesmo preço do site da própria atração. E o melhor de tudo: o site é inteirinho em português! Você pode comprar o bilhete turístico da sua escolha clicando nos links abaixo.

Achtung!

Atenção!

Crianças menores de 6 anos não pagam.

Os bilhetes precisam ser validados, inclusive os bilhetes turísticos! Não há catracas na U-Bahn/S-Bahn e nem cobradores no ônibus/Tram. Porém, isso não significa que você pode usar o transporte gratuitamente. Eventualmente, fiscais entram no trem para verificar se você tem ou não o bilhete validado. Portanto, sempre fique com o bilhete a mão. Se você não tiver um ticket validado, você recebe uma multa de 60€ e precisa ser paga na hora. Caso você compre o bilhete a bordo, no ônibus ou no Tram, você não precisará validá-lo, pois ele já é válido a partir do momento da compra.

Como validar o meu bilhete?“máquinas validadoras” nas plataformas. Primeiro, o seu ticket precisa estar com o lado impresso virado para cima e deve ser introduzido na máquina. Depois, a máquina dá as informações da estação/parada onde foi carimbado e o horário. Se estiver de ônibus/Tram, terá a maquininha também dentro do veículo.

Você também pode gostar de…

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com