Destinos Internacionais

15 dias viajando de carro: Porto Alegre – Buenos Aires

6 de agosto de 2018

Todo ano, como tenho uma irmã mais nova (oito anos), minha família e eu viajamos de carro no recesso escolar para algum lugar diferente. Hoje, compartilho nossa experiência saindo de Porto Alegre em direção à Buenos Aires. 

O mapa da rota é esse aqui abaixo:

Saímos de Porto Alegre no sábado de manhã e almoçamos na Lobão Galeteria (recomendo fortemente a galeteria e a churrascaria, uma delícia!) em Pelotas. Depois seguimos até Chuí, parada pra fazer algumas comprinhas (que podem ser feitas na ida ou na volta) ou, se você saiu mais cedo, parada para o almoço (tem vários restaurantes em frente às lojas).

Aviso: esse é o percurso mais longos e exaustivos da viagem. A estrada de Porto Alegre até Pelotas é ruim e precisa de bastante cuidado.

1. PUNTA DEL DIABLO

Saindo de Chuí, mais ou menos 45 km depois, chegamos em Punta del Diablo. Uma praia de pescadores que acabou se tornando um destino turístico, com feirinhas de artesanato, restaurantes sofisticados e uma arquitetura bem diferente, com casas e pousadas de formas e cores diferentes (algumas construídas até sobre as rochas ou entre as dunas).

Mas antes de chegar, uma paradinha na Fortaleza Santa Tereza (lugar muito requisitado pelos gaúchos e uruguaios no verão para passar as férias de verão e acampar) para visitar e apreciar a vista para a praia do mirante. Do outro lado da estrada tem, ainda, a Laguna Negra.

A Fortaleza Santa Tereza está localizada na Ruta 9 entre os quilômetros 302 e 306.

Punta del Diablo

2. CABO POLONIO

O Parque Nacional de Cabo Polônio faz parte de uma reserva ambiental, com acesso controlado, portanto você deve pegar uma caminhonete 4×4 no parque de preservação, em Valizas, e andar por uns 20 minutos.

Um dia é suficiente para fazer o passeio e visitar todas as atrações de Cabo Polônio que é encantador pelo farol e pelos leões-marinhos! Lá tem pousadas locais e albergues para se hospedar, caso deseje ficar mais tempo.

Cabo Polonio

3. GARZÓN

No caminho até Punta del Este, a dica é parar na Bodega Garzón! Um lugar incrível não só para quem ama vinhos mas para os apreciadores de uma boa comida também! Tem também as Colinas de Garzón, onde é produzido um dos melhores azeites de oliva que já provei! Estão localizadas há mais ou menos uma hora e meia de Punta, o que é perfeito para você fazer uma parada pro almoço e dar uma passeada… é claro que você pode passar o dia lá, pois eles oferecem vários tours guiados pelo local (aqui em maiores detalhes: https://bodegagarzon.com/pt/turismo-experiencias-garzon/).  

4. PUNTA DEL ESTE

O balneário está localizado a 144 km de Cabo Polonio, ou 70 km de Garzón. A cidade é famosa pelos cassinos e cafeterias caras, mas essa é apenas a parte mais atraente da cidade. Em Punta e nas suas proximidades tem museus e centros culturais uruguaios muito famosos. O Museu del Mar, por exemplo, apresenta mais de 10 mil exemplares da vida marinha, como ossadas de baleias jubarte e cachalote. Perto de Punta, tem a Casapueblo, do artista Carlos Vilaró, com um pouco de suas pinturas e esculturas. Curiosidade: a música “A Casa” de Vinicius de Moraes foi inspirada na Casapueblo!

Agora falando de praia, temos a Playa Brava e a Playa Mansa. A Playa Brava é mais movimentada e banhada pelo Oceano Atlântico, tem um mar mais agitado e é lá que está o monumento dos dedos (Los Dedos). Esse monumento foi feito para conscientizar os banhistas do perigo da praia. A Playa Mansa é menos agitada, por ser banhada pelo Rio de La Plata, o mar é mais calmo.

Esses são só alguns dos passeios para se fazer em Punta del Este!

5. MONTEVIDÉU

A capital do Uruguai, localizada a 130 km de Punta del Este, tem atrações para todos os gostos! Gratuitamente você pode visitar o Jardim Botânico, o Parque Rodó, o calçadão e, no centro, o Mercado do Porto, o Palácio Salvo, a Porta da Cidadela e o Palácio Legislativo.

Os restaurantes típicos, principalmente na beira da praia são caros, mas você pode passear pela área residencial de Pocitos, Ciudad Vieja e Punta Carretas, onde se pode encontrar confeitarias, padarias, restaurantes e chiviterias. Ah, é uma cidade muito fácil de dirigir e de estacionar!

Montevidéu

6. COLONIA DEL SACRAMENTO

Colônia é uma cidade portuguesa que praticamente parou no tempo e é Patrimônio da Unesco. A cidade é ideal para deixar o carro estacionado e sair a pé ou de bicicleta. A cidade surgiu de guerras e conflitos diplomáticos entre Portugal e Espanha que brigam desde sua fundação no século XVII. 

Em Colônia é onde você pode atravessar de balsa para ir até Buenos Aires. Como os preços variam bastante, eu recomendo que você compre pela internet antecipadamente (pela www.buquebus.com e www.seacatcolonia.com.ar). Dica: normalmente o site uruguaio é mais barato! Ah, você pode atravessar de carro ou sem carro, aí é com você!

Calle de los Suspiros

7. BUENOS AIRES

Nossa última parada! Aqui você deve aproveitar cada minuto, porque é uma cidade incrível. Você deve reservar tempo para andar bastante por Palermo Soho e pela Recoleta. Não vá jantar apenas em Puerto Madero, vá também a Palermo Hollywood e Las Cañitas.

Caminito

Chegamos ao fim do nosso roteiro de carro de Porto Alegre até Buenos Aires. As dicas extras vêm em outro post, onde dou todas as dicas para sair de carro pela América do Sul.

Você também pode gostar de…

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com