Eu venho prometendo para mim mesma de fazer um post sobre o que fazer em Berlim há meses! E, finalmente, saiu! Desde que vim morar em Berlim, em fevereiro desse ano, toda vez que algum amigo vem me visitar, tenho que passar todo esse roteiro aqui de baixo. Então, imagina quantas vezes eu já não fiz esse passeio? Pois é, diversas vezes! E, agora, finalmente vou poder dividir com vocês.
A minha ideia inicial pra esse post era apenas dividir os principais locais para visitar na cidade. Porém, isso tem bastante aqui na internet. Então, resolvi juntar algumas dicas de lugares para visitar e para comer de pessoas que moram aqui e que conhecem um pouco mais a cidade.
Eu decidi separar um único post em três partes, um para cada dia. Assim, fica mais fácil para você se organizar e ver o que fazer em Berlim em cada dia separadamente. Aí, você pode, inclusive, salvar esse roteiro no celular e levar junto com você!
Vamos começar? Ah, antes de começar, vou deixar o mapa do primeiro dia aqui embaixo, para ficar mais fácil de você visualizar o roteiro!
O que fazer em Berlim: dia 1
Tomar um café da manhã no Mitte
Guten Morgen! Bom dia! Supondo que esse é o seu primeiro dia inteiro em Berlim, começamos pelo café da manhã! É claro que dependendo do lugar onde você vai se hospedar, terão diferentes opções de onde você pode ir para tomar um café da manhã. Assumindo que você está hospedado no Mitte, vou deixar algumas recomendações aqui embaixo:
- Distrikt Coffee, Bergstraße 68
- 19grams, Karl-Liebknecht-Str. 13
- What do you fancy love?, Linienstraße 41
- Zeit für Brot, Alte Schönhauser Str. 4
Vai ficar em outro bairro? Comenta aqui embaixo, que eu posso dar algumas sugestões!
Subir no domo de vidro do Reichstag
Reichstag é o nome do edifício do Parlamento Alemão (Bundestag, em alemão). Ele fica bem pertinho do Portão de Brandemburgo e tem um gramadão enorme na frente. A cúpula de vidro substituiu a anterior, então totalmente danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Além da construção ser linda, é 100% sustentável.
Para você fazer o tour e subir na cúpula, precisa fazer reserva antecipadamente! De preferência, um mês antes. Mas, quanto antes, melhor. Lá, também tem um áudio guia em português bem interessante. Assim, você aprende sobre a construção da cúpula e sobre o edifício.
Quer se inscrever? Então clica aqui. Você também pode comprar uma visita guiada pelo GetYourGuide, clicando em um dos links abaixo.
Passar pelo Portão de Brandemburgo
O Portão de Brandemburgo é um dos principais pontos turísticos de toda a Alemanha e nada melhor que começar a viagem visitando um lugar tão icônico como esse, não é?
O portão foi construído no final do século XVIII, sob as ordens do rei prussiano Frederico Guilherme II (Friedrich Wilhelm II, em alemão). E esse lugar é imperdível pois, primeiro, é o único portão histórico de Berlim e, depois, passou a simbolizar a divisão da Guerra Fria de Berlim. Agora é símbolo da Alemanha reunificada!
No topo do Portão de Brandemburgo está a estátua de Quadriga (uma carruagem puxada por quatro cavalos). Na Grécia Antiga, Quadrigas simbolizavam o triunfo, a vitória ou a fama. Então, em 1806, quando Napoleão e seu exército tomou Berlim, Napoleão transportou a estátua para Paris. E em 1814, a estátua voltou para o seu devido lugar, onde está até hoje.
Caminhar pelo Memorial aos Judeus Mortos da Europa (Memorial do Holocausto)
Para mim, essa experiência é uma das mais indescritíveis em Berlim. Quando alguém me pergunta “o que fazer em Berlim”, eu responderia que esse é o lugar que você, definitivamente, não pode deixar de visitar.
O Memorial é dedicado aos mais de 6 milhões de judeus mortos no Holocausto. E tem uma área de quase 2 hectares, composto de 2.711 blocos de concretos cinza de diferentes alturas que te permite escolher o lugar de entrada e saída.
Eu recomendo visitar o Centro de Informações subterrâneo, que inclui um resumo da política (de extrema-direita) de extermínio adotada entre 1933 e 1945. Depois, você pode ler os depoimentos e histórias de diferentes famílias antes, durante e depois da perseguição.
Almoçar perto do Portão de Brandemburgo
Bem, depois de passar a manhã inteira passeando, você precisa fazer uma pausa para o almoço, não é mesmo? E nada melhor que comer uma comida alemã com uma cerveja gelada! Separei algumas opções variadas para você escolher:
Primeiro, a opção mais sofisticada é o Quarré, bem em frente ao Portão de Brandemburgo. O restaurante faz parte do Hotel Adlon, um dos mais famosos de Berlim, então já vá esperando um precinho mais salgado 😉
O segundo restaurante é o Alt-Berliner Wirtshaus. Aqui, você encontra vários pratos típicos alemães em um ambiente aconchegante e rústico 🙂
O penúltimo restaurante é um pouquinho mais longe do portão, porém vale a pena. É o restaurante da Cervejaria Erdinger, na praça Gendarmenmarkt. O restaurante serve comida típica alemã e, além da comida ser deliciosa, você aproveita uma vista incrível!
Por último, para você que quer uma refeição rápida, barata e típica de Berlim, vá ao Wurst 🙂 e peça um Currywurst!
Para os vegetarianos e veganos, os restaurantes acima também tem opções para vocês!
Pegar uma bicicleta e passear pelo Tiergarten
Tiergarten é o terceiro maior parque da Alemanha, e conta com um zoológico, dois Biergatens (post em inglês!) e a Coluna da Vitória (que, caso você queira, também pode subir). Portanto, para otimizar o seu tempo, pegue uma bicicleta (ou patinete!) e ande pelo parque na direção que coloquei no mapa lá de cima.
Se você estiver com mais calma, o Tiergarten é um lugar lindo para fazer um piquenique ou, simplesmente, descansar. Atenção: você pode fazer piquenique, mas não pode fazer churrasco!
Ah, e pode levar a bebida que quiser, pois na Alemanha (óbviamente) não existe nenhuma lei sobre não poder beber em público. Então, compre sua cerveja (ou vinho, ou prosecco, ou o que você quiser!) e tome em um dos lagos ou no canal do parque.
Admirar o Palácio Bellevue e a vista do Rio Spree
Apesar de não ser aberto para o público, o Palácio Bellevue merece uma visita. Ele foi construído em 1786 e foi usado para ser residência do rei Ferdinand da Prússia. Após a sua morte, o palácio abrigou o primeiro museu de arte contemporânea da Prússia. E, depois, voltou a ser usado pela corte.
Entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, o prédio abrigou exposições e, durante o Terceiro Reich, foi transformado em casa de hóspedes. É claro que durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi danificado e foi totalmente reconstruído em 1959.
Hoje, o palácio é a residência oficial, ou seja, o presidente da Alemanha (não confunda com a Chanceler Angela Merkel) trabalha e recebe visitas no palácio.
O Palácio Bellevue não é aberto para visitação, exceto no Tag der offenen Tür (Dia das Portas Abertas). Neste dia, você pode visitar prédios pertencentes ao governo que são fechados para o público em geral. Apesar disso, chegando lá você tem uma vista incrível do Rio Spree e o próprio palácio é lindo também.
Ver Berlim de cima na Coluna da Vitória
Uma das vistas mais bonitas da cidade! Assim que você chegar lá em cima da Coluna da Vitória (Siegessäule, em alemão), você consegue ver todo o Tiergarten e o caminho até o Portão de Brandemburgo.
Curiosidade: antigamente, a Coluna não ficava nesse local. Quem a colocou lá, foram os nazistas.
Para subir você precisa pagar alguns euros, mas não tenho certeza do valor exato. A coluna tem uma altura de 51 metros e 285 degraus. Dica: suba apenas se o tempo estiver limpo.
Terminar o dia no Café am Neuen See
Depois de visitar todos esses lugares, chegou a hora de dar um descanso, né? Então, vá para o Café am Neuen See. O Biergarten mais bonito de Berlim!
Apesar de a comida não ser das melhores, a vista e o local são maravilhosos! Experimente uma cerveja tradicional da Alemanha, acompanhada de salsicha (pra variar) e salada de batata! Ou, se você já estiver um pouco cansado de comida alemã, o local também conta com uma pizzaria.
Caso seja no final de semana, é bastante provável que o lugar esteja bem cheio. Pois, esse Biergarten é bem popular, tanto entre os moradores quanto os turistas.
Se você estiver hospedado no Mitte, centro de Berlim, você pode pegar o ônibus 100, que passa bem pertinho dali e ainda fazer um passeio lindo por dentro do Tiergarten. Além de conseguir ver alguns dos pontos turísticos!
Agora, descanse e espere pelo nosso próximo post, com as dicas para o segundo dia em Berlim!
Gostou desse post? Comenta aqui embaixo o que você achou! E compartilha com aquele amigo ou amiga que está vindo pra Berlim.
Até a próxima! Bis dann!
1 comment
Muito bom!!!!!!! Adorei as dicas!!!!