Para quem já ouviu falar de Córdoba, não se confunda, estamos falando da que fica na Argentina, mas não sabe muito sobre o lugar. Então, aqui vai um resuminho: é a segunda cidade mais populosa do país, capital da província que leva o mesmo nome e acaba de completar 446 anos.
Agora uma informação sobre mim… alguns talvez não saibam que sou tradutora e intérprete. Ou seja, estudei o par português <> inglês por 2 anos e meio e, recentemente, começaram a aparecer trabalhos para interpretar espanhol <> português. Portanto, decidi fazer um curso compacto de uma semana em Alta Gracia para aperfeiçoar o idioma estrangeiro.
Como chegar em Córdoba
Saindo de São Paulo, peguei um voo para Buenos Aires e depois para Córdoba. Porém, também existem voos diretos de São Paulo para Córdoba. Como não há aeroportos na cidade, desci em Córdoba, que fica há 40 km de Alta Gracia. Dica:há ônibus de hora em hora de um lugar para o outro. A passagem custou 135 pesos argentinos (uns 12 reais). Porém, o câmbio e os preços flutuam bastante por aqui.
Dei uma pesquisada rápida no que poderia fazer (em Córdoba) durante o final de semana e encontrei vários museus e atrações turísticas para visitar. Contudo, eu tive um problema: juntou o aniversário do lugar com o dia de independência da Argentina, ou seja, tudo fechado.
O que fazer em Córdoba
A princípio, eu tinha selecionado ir ao Museu Superior de Bellas Artes Evita, Mercado Norte, Museu Provincial de Ciências Naturais Dr. Arturo Umberto Illíae Parque Sarmiento. Então, o que acabei fazendo? Desencanei um pouco do roteiro mais ou menos planejado, caminhei feito louca e aproveitei para separar umas dicas mais locais.
No sábado, depois de passar no supermercado (alguém mais também tem curiosidade por ver os produtos locais também?), tomei café da manhã no Patio Olmos, o principal shopping da região central (ótima para se hospedar, inclusive!). Assim, pedi o que se chama desayuno completo para matar a vontade de comer as famosas medialunas 😊
Após comer, saí sem rumo e acabei encontrando a zona peatonal, que, como diz o nome, é exclusiva para pedestres. Cheguei no Paseo de las flores, entrei rapidinho no Espacio Cultural Museo de las Mujeres (não gostei tanto), passei pela Plaza San Martín e pela Catedral, e finalizei a caminhada na Calle 9 de Julio, que é basicamente uma rua comercial.
Dizem que a vida noturna é bastante agitada, mas eu precisava trabalhar e não me animei a sair sozinha. Para quem curte um barzinho, vale a pena conferir!
No domingo, apenas o shopping estava aberto. O que mais fiz foi caminhar e comer, então vou deixar mais algumas sugestões de cafés e restaurantes.
Dicas de cafés e restaurantes
Para almoçar, recomendo o La Tasca, dentro do Paseo de las flores e o Bilberry, no Patio Olmos. Para tomar café, gostei do Café del Alba e do Bonafide. Entretanto, para o jantar, não tenho dicas específicas, chamei por aplicativo. Em geral, as pizzas, empanadas, hamburguesas e pastas, e os lomos, milanesas e pollos costumam ser bons.




Em breve, vou contar sobre Alta Gracia – que cidade fofa! Se eu fosse você, passaria no máximo um fim de semana em Córdoba e planejaria uns dias de descanso na serra. Afinal, a paisagem é incrível e tem ótimas opções de estadia para todos os gostos.