O Memorial do Muro de Berlim, Gedenkstätte Berliner Mauer, é um memorial para lembrar a divisão de Berlim e as pessoas que foram mortas ou morreram ao tentar fugir para o lado ocidental.
No memorial, a história do Muro de Berlim é contada por meio de pedaços do muro que ainda estão de pé. Além disso, você pode conhecer a sua construção, seu desenvolvimento e fatos que estão associados ao muro.
O Memorial fica na Bernauer Straße, que marcava os limites entre os bairros Wedding (setor francês) e Mitte (setor soviético). Sendo assim, a rua acabou ficando entre os dois setores, sendo os prédios no lado sul da rua pertencentes ao setor soviético e a rua ao setor francês.
Clique aqui para entender como funciona o transporte público de Berlim.
História do Muro de Berlim
O muro foi construído na noite de 13 de Agosto de 1961. A rua passou a ser palco de fugas desesperadas e muitas pessoas se feriram nestas fugas (havendo, até, uma morte). Com a finalidade de acabar com as fugas para o outro lado, a República Democrática Alemã (RDA), ou Alemanha Oriental, exigiu que cimentassem as janelas dos apartamentos que davam para o lado ocidental. Em seguida, os apartamentos começaram a ser evacuados, deixando seus moradores obrigados a deixar suas casas.
Faixa da Morte
Agora, com a cidade reconstruída, é até difícil imaginar como era a época do pós-guerra e do muro de Berlim. Contudo, no memorial você encontra um trecho “preservado” do muro com a faixa de terra. A chamada de faixa da morte, continha guaritas, arames farpados e iluminações, vigiada por soldados. Aliás, você consegue observar este trecho da torre de observação do Centro de Documentação.
A Capela da Reconciliação, que também se encontra no memorial, foi inaugurada em 2000, e foi construída no local onde já existia uma igreja com o mesmo nome. Porém, ela foi demolida em 1985 pelo governo da Alemanha Oriental por estar dentro da faixa da morte.
Informações do Memorial do Muro de Berlim
Enfim, o Memorial fica na Bernauer Straße, como dito anteriormente. A rua pode ser acessada via metrô, S-Bahn ou U-Bahn, e tram (bonde). Entretanto, eu recomendo descer na estação Nordbahnhof (S-Bahn), pois você pode ir primeiro ao Centro de Visitantes e pegar informações e orientações sobre o local.
- S-Bahn: linhas S1, S2 e S25, na estação Nordbahnhof
- U-Bahn: linha U8, na estação Bernauer Str.
- Tram: linha M10, parada Gedenkstätte Berliner Mauer
A atração é grátis. O horário de funcionamento do Centro de Visitantes entre os meses de abril e outubro é de terça a domingo, das 9h30min às 19h; entre os meses de novembro e março das 9h30min às 18h. No entanto, as áreas do memorial a céu aberto são acessíveis a toda hora o ano inteiro.
Confira todas as dicas de Berlim para aproveitar ao máximo a cidade!