Não há nada como ser mostrado em uma nova cidade por um guia local experiente. Para evitar as armadilhas para turistas e conhecer a cidade como um verdadeiro berlinense, algumas dicas essenciais fazem toda a diferença para quem vai visitar Berlim.
1. Sempre carregue dinheiro 🤑 💶
Diferente de todos os outros lugares do mundo 😅 Berlim (e a Alemanha em geral) ainda não abraçou a cultura do pagamento sem contato — nem pagamentos em cartão. O dinheiro é rei aqui! A maioria dos bares, cafés, clubs, e até restaurantes (!) não aceitam pagamentos em cartão. É claro que atrações turísticas, supermercados, e lojas, permitem você pagar com cartão, mas é muito mais seguro você sempre carregar uma quantia em dinheiro.
2. Não coma só Currywurst 🥙
A gastronomia em Berlim se estende muito além do Currywurst, salsicha e chucrute. O Döner Kebab é o lanche preferido dos Berlinenses após uma noite longa no club (prometo fazer uma lista dos melhores por aqui). E não é só de salsicha que a gente se alimenta, não! Berlim já foi eleita capital vegana da Europa (e do mundo). Além disso, a gastronomia vietnamita é muito famosa por aqui devido à imigração dos vietnamitas pra cá nos anos 80.
3. Explore a cidade além do centro (Mitte) 🤓
Apesar do centro abrigar praticamente todos os pontos turísticos da cidade, você precisa conhecer outros bairros como Prenzlauer Berg, Kreuzberg e Friedrichshain, todos com atrações turísticas e culinárias. Caso você queira ir um pouco mais longe, recomendo visitar Neukölln, o bairro turco, onde você pode se sentir em Istambul 😜
4. Vá durante o verão (se possível) 🌞🍻
Eu sei… no inverno tem os mercados de Natal, e na primavera tem flores de cerejeira. Mas é no verão que Berlim brilha (e vibra)! As pessoas saem para os bares, biergartens, e lagos. Os melhores lugares também são os parques, como o Tempelhofer Feld, um antigo aeroporto, ou até mesmo o Tiergarten. Você também pode visitar o Klunkerkranich, um bar na cobertura de um shopping com uma vista incrível da cidade.
5. Suba no Reichstag e não na Torre da TV 💸
Apesar de a subida na Torre da TV estar em todas as listas possíveis, eu recomendo subir no Reichstag. Subir na Torre da TV custará em torno de €17. Se você decidir subir na cúpula do Reichstag, além do passeio ser gratuito (você pode fazer a reserva clicando aqui), você ganha um tour em português contanto a história da cidade e detalhando o significado da arquitetura ao redor. Caso você queira iniciar o seu dia aqui, há também a possibilidade de fazer uma reserva no restaurante que fica lá no topo.
6. Aprenda a usar o transporte público (e ande de bicicleta) 🚊🚴♀️
Muitas vezes as pessoas acabam desistindo de usar o transporte por achar confuso e acabam perdendo de visitar vários lugares da cidade por isso. Por isso eu digo, entenda como o transporte público funciona (a gente tem um post sobre isso) e seja feliz! Dito isso, a bicicleta é o meio de transporte favorito dos Berlinenses, principalmente no verão!
Precisa de mais dicas essenciais de Berlim? Deixa um comentário aqui embaixo que nós te ajudamos!